domingo, 17 de dezembro de 2017

Clássico indiscutível, Castle of Illusion brilhou firme no Master System e Game Gear; confira análise



Entre os títulos da Sega com personagens Disney, Castle of Illusion com certeza está entre os mais aclamados.

O jogo, estrelado por Mickey Mouse, foi lançado em 1990 para Mega Drive, e em 91 para Master System e Game Gear.

Apesar de serem diferentes do jogo de Mega, as versões de Master e Game Gear são praticamente idênticas.


O lado bom da coisa é que a Sega desenvolveu um jogo pensado, cuidadosamente, para os sistemas 8-bit - ou seja, não se trata de um port mal feito do Castle do Megão. 

Versão de respeito


O game brilha em quase todos os aspectos, começando pelos gráficos, que são bonitos, vibrantes e cheios de animações para lá de caprichadas - os movimentos do Mickey, por exemplo, deixam a impressão de que o personagem está vivo.

As fases chamam a atenção pela diversidade. O Castelo da Ilusão, que é o palco da aventura, possui 6 níveis, e todos completamente diferentes uns dos outros.


O mundo dos brinquedos, a fase de chocolate e a floresta encantada são alguns dos cenários lúdicos que você encontrará aqui.




Temáticas alegres e variadas dão charme às fases do game. 


Outro ponto positivo vai para o design dos inimigos, que são correspondentes às temáticas das fases - em um determinado local, por exemplo, você se encontra em cima de um piano gigante, no qual os inimigos vêm no formato de notas musicais. Já na torre do relógio você enfrenta porcas de metal, relógios voadores e etc.

O leveldesign também é bastante inspirado. Conforme avança pelas fases, você percebe um perfeito equilíbrio entre momentos de plataforma - desses que testam as suas habilidades - com trechos mais intuitivos, nos quais você pega uma chave aqui e abre uma portinha acolá, e assim vai.

É claro que essas experiências se tornam melhores graças aos excelentes controles. É possível coordenar saltos em plataformas e ataques na cabeça dos inimigos com extrema precisão.

O som é de ótima qualidade. Os efeitos sonoros são simples e agradáveis, com timbres que não causam nenhum incômodo ao longo da jogatina.

E a maioria das músicas possui um tom bem alegre e cativante, contribuindo para o clima de conto de fadas que o game apresenta. Abaixo, você confere a trilha do game:




O responsável pelas composições é Tokuhiko Uwabo. Mais conhecido como “BO”, o famoso compositor assinou trilhas de clássicos consagrados da Sega, como Alex Kidd e Phantasy Star.


Tokuhiko "BO" Uwabo: uma das importantes figuras da antiga Sega.
Foto//Divulgação


Talvez a única reclamação sobre Castle of Illusion é a sua curta duração. Se for um pouco habilidoso, você termina as 6 fases rapidinho, sem grandes dificuldades. A partir daí o jogo não oferece mais nada – uma opção para jogar no hard seria bem vinda, assim como uma ou duas fases extras.

Sobre a história, ela é simples e objetiva: Mickey e Minnie viviam tranquilos na fantasiosa Vera City, então surge a bruxa invejosa Mizrabel e sequestra a ratinha. Agora cabe a você, valente jogador, entrar no Castelo da Ilusão e salvar a sua amada. 

Diversão garantida

Concluindo: Castle of Illusion 8-bit é um dos melhores jogos do Mickey que existe, e ponto. Gráficos caprichados, jogabilidade precisa e level design inspirado garantem a qualidade.

Além do mais, o carisma do protagonista e do restante dos personagens só deixa o game ainda mais atraente.

Resumindo tudo: vale a pena conferir, vale a pena rejogar!

Por Sergio Grecco
e-mail: sergiogrecco@outlook.com.br


0 comentários:

Postar um comentário